Novidades

Setor de mangueiras no Brasil se expande com inovação e tecnologia

Empresária sócia da Maxaflex e Acrel Importadora aposta em pesquisa e desenvolvimento no mercado para transformar a indústria nacional

   Lilian Aliprandini é um nome de destaque no setor industrial brasileiro. CEO da ACCETA e sócia da Maxaflex Indústria de Mangueiras de PVC e da Acrel Importadora, a empresária tem liderado um processo de expansão e inovação que tem impulsionado o segmento no Brasil e exterior. A Maxaflex, empresa familiar com mais de 30 anos de mercado, é hoje uma das maiores fabricantes de mangueiras do Sul do Brasil, enquanto a Acrel se consolidou como líder de mercado na importação e distribuição de soluções para esta área de negócios, sendo a maior da região Sul.

  Em 2024, a Maxaflex investiu mais de R$ 10 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com recursos captados por crédito tributário e financiamento Finep. Esse investimento possibilitou a implantação de nove novas linhas de produção de mangueiras de PVC, trazendo tecnologia inédita ao Brasil. Como resultado, a empresa registrou um crescimento expressivo de 30% em 2024.

Principais conquistas e investimentos da empresa

  • Líder em vendas, ultrapassando 50 toneladas de mangueiras comercializadas em 2024;
  • Lançamento de 10 novos produtos, incluindo mangueiras para vapor frigorífico, mangueiras de pulverização de alta performance e a Mazapink, voltada para jardinagem;
  • Expansão para novos mercados: além de atender todo o Brasil, a empresa inaugurou uma filial no Paraguai e se prepara para ampliar as exportações para Argentina, Uruguai e Chile em 2025;
  • Aumento de produção: a empresa operava em um turno até 2023, passou para dois turnos em 2024 e projeta um terceiro turno para 2025 devido à alta demanda;
  • Geração de empregos qualificados: com mais de 100 funcionários, a Maxaflex investe em automação e sistemas modernos para reduzir o trabalho manual e aumentar a eficiência produtiva.

  Lilian destaca a importância desse mercado para a economia e o funcionamento de várias áreas. “O setor de mangueiras é fundamental para diversas indústrias, mas muitas vezes isso passa despercebido. Nosso foco é o agro e a agroindústria. Nós que fazemos as máquinas funcionarem, porque sem mangueiras nada opera, como o preparo do solo, plantio, adubação, colheita, transporte e processamento. O setor mangueireiro é praticamente invisível no processo, mas sem ele não há como abastecer carros nos postos ou encher pneus, dentre outras atividades“, observa Lilian.

  Com presença física em Xanxerê, Chapecó e Jaraguá do Sul (SC), Lajeado (RS), Pato Branco (PR) e no Paraguai, a Acrel Importadora também tem desempenhado um papel estratégico ao comercializar exclusivamente os produtos da Maxaflex e fortalecer a distribuição de soluções para postos de combustíveis, indústrias petrolíferas, mineração, implementos agrícolas, construção civil e transportes.

  A Acrel Importadora também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. A empresa recebeu a certificação BID Energy – Energia Sustentável, reconhecendo suas práticas inovadoras e responsáveis no uso da energia. Esse é um passo importante na jornada da empresa rumo a um futuro mais verde e eficiente.

   Com uma estratégia focada em crescimento, tecnologia e expansão internacional, Lilian Aliprandini segue transformando o setor de mangueiras e conexões no Brasil e no exterior, consolidando suas empresas como referências de inovação e eficiência no mercado.

Botão Voltar ao topo