Estreante, Brasil avança às semifinais do Mundial de cegas na Índia
Brasil avança às semifinais do Mundial de Futebol de Cegos na Índia
A seleção brasileira feminina de futebol de cegos, que está competindo pela primeira vez em um torneio oficial, garantiu sua vaga nas semifinais da Copa do Mundo, realizada em Kochi, na Índia. O time empatou sem gols com a Polônia na quarta-feira (8), encerrando a fase de grupos de forma invicta. Com esse resultado, as brasileiras se classificaram em segundo lugar no Grupo A, somando cinco pontos, atrás da Inglaterra, que terminou com sete pontos.
Na semifinal, marcada para a próxima sexta-feira (10), às 10h30 (horário de Brasília), o Brasil enfrentará a Argentina, atual campeã mundial, que conquistou o título na edição inaugural do torneio, realizada na Inglaterra há dois anos. O jogo será transmitido ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA).
Durante a fase de grupos, o Brasil começou sua campanha com uma vitória de 1 a 0 sobre as anfitriãs indianas, no domingo (5). Em seguida, na madrugada de terça (7), o time empatou em 1 a 1 com a Inglaterra. A seleção, formada há apenas um ano, tem mostrado grande potencial e determinação ao longo do torneio.
A ala Sarah Santana, de 22 anos, expressou sua felicidade com a classificação: “Para mim, já é uma vitória. Eu sempre acreditei que poderíamos estar aqui, mas, no nosso primeiro Mundial… E contando com todas as fases de treinamento, eu e as meninas fizemos as contas, ao todo treinamos juntas por um mês apenas. E já conseguir nos classificarmos para a semifinal, cara, para mim, é incrível!”
A Argentina, próxima adversária do Brasil, terminou a fase de grupos na liderança do Grupo B, acumulando nove pontos após três vitórias seguidas, incluindo um triunfo por 5 a 0 sobre o Canadá e duas vitórias apertadas, de 1 a 0, contra a Turquia e o Japão.
No futebol masculino, o Brasil é uma potência, com cinco títulos mundiais. Na última edição, realizada em 2023, a seleção masculina conquistou a medalha de bronze após ser eliminada na semifinal pelo Canadá, enquanto a Argentina levantou a taça. A expectativa é alta para que a seleção feminina siga o exemplo e busque a sua primeira conquista na história da competição.