Esportes

Barra segura empate com Santa Cruz e conquista título da Série D

Barra Futebol Clube conquista título da Série D após empate com Santa Cruz

O Barra Futebol Clube, de Balneário Camboriú, garantiu neste sábado (4) o título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A equipe, conhecida como Pescador, conseguiu um empate sem gols contra o Santa Cruz na Arena Barra FC, localizada em Itajaí, Santa Catarina. Esse resultado foi suficiente, pois o Barra havia vencido o primeiro jogo da final por 2 a 1, realizado na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, há uma semana.

Apesar de um jogo dinâmico, as oportunidades claras de gol foram escassas. O Barra controlou a partida na maior parte do tempo, e a melhor chance dos donos da casa ocorreu aos 30 minutos do segundo tempo, quando o meia Péricles, em um arremate dentro da área, acertou a trave direita do goleiro Rokenedy.

O Santa Cruz, que necessitava de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para conquistar o título no tempo regulamentar, teve dificuldade em assumir o controle do ataque. Somente aos 44 minutos da etapa final a equipe pernambucana conseguiu criar uma oportunidade clara, com um chute do atacante Pedro Henrique, seguido por um rebote que foi aproveitado pelo lateral Toty. No entanto, o goleiro Ewerton fez boas defesas e assegurou o empate, que além de garantir o título ao Barra, também classificou o time para a Copa do Brasil do ano seguinte.

Este título representa a primeira conquista nacional da história do Barra, fundado em 18 de janeiro de 2013. Com apenas 12 anos de trajetória, o clube tem uma parceria com o Hoffenheim, da Bundesliga, e finalizou a competição com 15 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O Barra se destacou na fase eliminatória, alcançando sete vitórias e três empates, sem sofrer derrotas. O atacante Renan Bernabé foi o artilheiro da equipe, marcando nove gols, ficando apenas um atrás de Ronaldy, da Tuna Luso.

Por outro lado, o Santa Cruz não conquista um título profissional desde 2019, quando venceu a Copa Pernambuco com um elenco sub-23. A última conquista do time principal foi o Campeonato Pernambucano de 2016, ano em que também ocorreu sua última participação na Série A do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória do Barra, Santa Catarina registra seu segundo título na história da Série D, sendo o primeiro conquistado pelo Brusque em 2019. O estado que mais venceu essa competição é o Ceará, com três conquistas. Além do Barra e do Santa Cruz, outros clubes que garantiram vagas na Série C do próximo ano são a Inter de Limeira e o Maranhão, substituindo Tombense, Retrô, CSA e ABC, que foram rebaixados em 2025.

Em 2026, a Série C contará com 20 clubes, mas apenas dois serão rebaixados, ao contrário dos quatro atuais. Além disso, a Série D terá 96 participantes, ampliando o formato atual de 64 times. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja que a terceira divisão reúna 28 equipes até 2028.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo