Caio Souza fica no top 10 do individual geral do Mundial de Ginástica
Índice
Caio Souza conquista nona posição no Mundial de Ginástica Artística
O ginasta brasileiro Caio Souza alcançou a nona colocação na final do individual geral do Mundial de Ginástica Artística, realizado em Jacarta, Indonésia. Com a participação de 24 atletas, Caio teve um desempenho notável nos cinco primeiros aparelhos, que incluem cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra fixa. No entanto, uma queda na última acrobacia da apresentação no solo comprometeu sua performance final. Ao todo, o brasileiro somou 80.530 pontos, marcando seu melhor resultado em seis edições de Mundiais. Seu compatriota, Diogo Soares, ficou na 17ª posição com 77.264 pontos.
A medalha de ouro foi conquistada pelo japonês Daiki Hashimoto, que obteve 85.131 pontos, tornando-se tricampeão mundial e campeão olímpico em Paris. O pódio foi completado pelo chinês Boheng Zhang, que levou a prata com 84.333 pontos, e pelo suíço Noe Seifert, que ficou com o bronze ao somar 82.831 pontos.
Desempenho de Caio Souza
Caio Souza expressou satisfação com seu desempenho na competição. “Estou muito feliz com o que eu fiz hoje dentro da competição. Entrei para fazer o meu melhor. Consegui melhorar no cavalo em relação à nota das classificatórias e, nas argolas, mudei um pouco a série por conta de segurança na saída. No salto, voltei a fazer o Dragulesco, acertando, o que foi muito importante para mim, especialmente após um ano difícil devido a uma lesão no pé. Na paralela, fiz uma das melhores séries da minha carreira e, na barra, consegui uma apresentação desafiadora, cravando o triplo. No solo, fui para cravar todas as passadas, mas infelizmente falhei na última”, analisou o atleta de 32 anos, que sofreu uma ruptura total do tendão de Aquiles em agosto de 2023, o que o impediu de competir nos Jogos de Paris.
Próximos desafios
Caio ainda tem a oportunidade de conquistar uma medalha no Mundial, ao disputar a final das argolas na sexta-feira, 24 de outubro, às 4h (horário de Brasília). A competição será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil no YouTube.
No setor feminino, o Brasil conta com a presença da ginasta Flávia Saraiva, medalhista olímpica em Paris, que se classificou para a final da trave de equilíbrio. A disputa por medalhas ocorrerá no sábado, também às 4h (horário de Brasília).