Ginástica Artística: Brasil avança a três finais masculinas no Mundial
Índice
Brasil se destaca no Mundial de Ginástica Artística com três finais masculinas
O Brasil garantiu sua presença em três finais masculinas no Mundial de Ginástica Artística, que marca o início do ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028. Os ginastas Caio Souza e Diogo Soares estão confirmados na final do individual geral, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 8h (horário de Brasília). Além disso, Caio também se classificou para a final de argolas, programada para sexta-feira, 24 de outubro, às 4h. As finais poderão ser acompanhadas ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil no YouTube, e o Mundial se estenderá até o dia 25 de outubro.
No encerramento da fase classificatória, realizada nesta segunda-feira, 20 de outubro, Caio Souza obteve a oitava melhor nota no somatório dos seis aparelhos, totalizando 79.166 pontos. Diogo Soares ficou em décimo lugar, com 78.798 pontos. Apenas Brasil, China e Suíça tiveram dois representantes entre os dez primeiros colocados, e um total de 24 ginastas disputará as medalhas nas finais.
Expectativas e Desempenho dos Ginastas
O técnico de Diogo, Daniel Biscalchin, destacou a evolução do atleta, tanto em termos técnicos quanto físicos. “Ele está mais confiante e feliz, o que se reflete nos resultados”, afirmou Biscalchin, que acredita na continuidade dessa evolução nas próximas competições.
Diogo Soares busca conquistar seu primeiro pódio em Mundiais, tendo terminado em décimo lugar na última edição realizada em Antuérpia e em décimo sétimo em Liverpool. O ginasta também foi finalista nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e Paris 2024.
Caio Souza, por sua vez, impressionou na apresentação das argolas, onde garantiu sua classificação à final após executar um triplo mortal. Esta será a quarta vez que o atleta de 32 anos competirá em finais de aparelhos e a sexta no individual geral. Apenas oito ginastas estarão na disputa pelas medalhas nas argolas em Jacarta, e Caio almeja conquistar sua primeira medalha em Mundiais.
O treinador Ricardo Yokoyoma elogiou Caio, ressaltando o árduo trabalho realizado para melhorar suas notas. “Ele fez uma linda série, coroada com uma saída cravada, que foi fundamental para essa classificação histórica”, comentou Yokoyoma.
A equipe masculina brasileira, além de Caio e Diogo, conta com Arthur Nory, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães. A equipe feminina é composta pelas medalhistas olímpicas Flávia Saraiva e Júlia Soares, além de Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.
Programação do Mundial
Terça-feira (21) – Classificatórias femininas
- 0h-1h15 – Subdivisão 4: Bangladesh, Croácia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Polônia
- 1h30-2h45 – Subdivisão 5: França, Islândia, Itália, Malásia, Marrocos, Suíça e Vietnã
- 3h30-4h45 – Subdivisão 6: Austrália, Bélgica, Costa Rica, Egito, Letônia, Mongólia, Romênia e Suécia
- 5h-6h15 – Subdivisão 7: Colômbia, Filipinas, Indonésia, México e Síria
- 6h30-7h45 – Subdivisão 8: África do Sul, Brasil, Chile, Índia, Noruega, Qatar e Ucrânia
- 8h30-9h45 – Subdivisão 9: Bulgária, Camarões, Eslovênia, Namíbia, Portugal, Tailândia e atletas neutras da Rússia
- 10h-11h15 – Subdivisão 10: Cazaquistão, China, Espanha, Hong Kong, Hungria, República Tcheca e atletas neutras de Belarus
Quarta (22) – Final masculina
8h30-11h – Final masculina do individual geral
Dia 23/10 – Final feminina
8h30-11h – Final feminina do individual geral
Dia 24/10 – Finais por aparelhos (dia 1)
4h-8h – Finais masculina de solo, salto feminino, cavalo com alças masculino, barras assimétricas femininas e argolas masculinas
Dia 25/10 – Finais por aparelhos (dia 2)
4h-8h – Finais masculinas de salto, trave feminina, barras paralelas masculinas, solo feminino e barra fixa masculina.