Esportes

Brasil perde outra vez e cai no Mundial sub-20 ainda na primeira fase

Brasil é eliminado na fase de grupos do Mundial sub-20

A seleção brasileira masculina sub-20 foi eliminada do Campeonato Mundial da categoria, que está sendo realizado no Chile, após uma campanha decepcionante na fase de grupos. Neste sábado (4), a equipe, sob o comando do técnico Ramon Menezes, perdeu para a Espanha por 1 a 0 no Estádio Nacional de Santiago. Com um empate e duas derrotas, o Brasil terminou a fase na última posição do Grupo C, acumulando apenas um ponto.

A Espanha, com quatro pontos, agora aguarda o desfecho da fase de grupos para saber se avança como um dos quatro melhores terceiros colocados. No outro jogo do grupo, o México derrotou Marrocos por 1 a 0, garantindo a segunda colocação da chave com cinco pontos. Marrocos, por sua vez, se classificou em primeiro, somando seis pontos.

Desempenho da Seleção Brasileira

O gol da derrota brasileira foi marcado logo no início do segundo tempo, aos dois minutos, por Iker Bravo, atacante da Udinese, da Itália. A equipe brasileira teve algumas oportunidades para marcar, sendo a mais clara uma chance no primeiro tempo, quando Wesley, ex-Corinthians e atualmente no Al Nassr, cruzou para João Cruz, do Athletico-PR, que acertou o travessão. Após o intervalo, Rhuan Gabriel, do Cruzeiro, e Luighi, do Palmeiras, também não conseguiram converter boas chances em gols.

Esta é a primeira vez que o Brasil, pentacampeão do torneio, é eliminado na fase de grupos de um Mundial sub-20, marcando a pior campanha da seleção na competição, que ocorre desde 1977. Anteriormente, a pior performance havia sido em 2007, quando o Brasil caiu nas oitavas de final, também com uma derrota para a Espanha. Naquela ocasião, a equipe contava com jogadores de destaque como Cássio, Marcelo e Alexandre Pato.

Expectativas e Desafios

A atual geração sub-20 brasileira possui atletas promissores, como o zagueiro Vitor Reis, que se tornou o defensor brasileiro mais caro da história ao ser negociado com o Manchester City por 37 milhões de euros. Outros talentos, como Estevão, do Chelsea, e Endrick, do Real Madrid, também fazem parte desse grupo, ambos já com convocações para a seleção principal.

No entanto, a ausência de alguns jogadores importantes pode ter enfraquecido a equipe. O atacante Rayan, uma das promessas mais aguardadas, não foi liberado pelo Vasco para a competição. Além disso, muitos dos convocados por Ramon não têm sido titulares em seus clubes, o que pode ter impactado o desempenho da seleção no torneio.

A classificação para o Mundial foi conquistada com o título do Sul-Americano da categoria, mas a campanha foi marcada por uma pesada derrota de 6 a 0 para a Argentina na fase inicial. A seleção sub-23 também enfrentou dificuldades recentes, sendo eliminada no Pré-Olímpico e ficando fora dos Jogos Olímpicos de Paris. Na última Copa do Mundo, a equipe foi eliminada nas quartas de final por Israel.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo