Esportes

Brasil estreia com vitória na Copa do Mundo de futebol de cegas

Brasil inicia Copa do Mundo de Futebol de Cegos Feminino com vitória

O Brasil, reconhecido como a maior potência do futebol de cegos masculino, fez sua estreia na Copa do Mundo feminina da modalidade com uma vitória significativa. O torneio, que teve início no último domingo (5) em Kochi, na Índia, começou de forma promissora para a seleção brasileira, que derrotou a equipe anfitriã por 1 a 0.

O gol da vitória foi anotado por Eliane Gonçalves, a jogadora mais experiente da equipe, com 39 anos, aos seis minutos do segundo tempo. No formato do futebol de cegos, cada partida é composta por dois tempos de 20 minutos, com cinco atletas em campo, sendo quatro com deficiência visual e um goleiro com visão normal. Eliane conseguiu marcar após uma jogada rápida, finalizando com a ponta do pé antes que a bola pudesse ser defendida pela goleira indiana, Harshada Sandeep. Apesar de um choque entre as duas jogadoras, Eliane rapidamente se levantou para comemorar com suas companheiras de equipe.

Próximos jogos e formato da competição

A seleção feminina brasileira terá seu próximo desafio na terça-feira (7), à meia-noite, no horário de Brasília, contra a Inglaterra. A fase de grupos será encerrada na quarta-feira (8), às 8h, quando enfrentará a Polônia. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para as semifinais, que estão programadas para sexta-feira (10). A final do torneio está marcada para o sábado (11).

As jogadoras enfrentaram uma longa viagem de mais de 20 horas de São Paulo até Kochi e realizaram seu primeiro treino em solo indiano na última sexta-feira (3). A cobertura do último treino antes da viagem para o Mundial foi exibida pela TV Brasil, destacando a preparação da equipe.

Histórico do futebol de cegos no Brasil

Esta edição da Copa do Mundo de futebol de cegos é a segunda, sendo que a primeira ocorreu em 2023, em Birmingham, na Inglaterra, com a Argentina saindo campeã ao vencer o Japão na final. Até então, o Brasil não contava com uma seleção feminina na modalidade. Vale ressaltar que, apesar do futebol feminino de cegos ainda não estar incluído nos Jogos Paralímpicos, a categoria masculina participa desde 2004, em Atenas, onde o Brasil conquistou o título nas cinco primeiras edições.

No cenário mundial, a seleção masculina brasileira é igualmente forte, com cinco títulos em Copas do Mundo. Na última edição, realizada em Birmingham, o Brasil ficou em terceiro lugar após ser derrotado pela China na semifinal. A Argentina, por sua vez, se tornou tricampeã do torneio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo