Esportes

Estudantes-atletas conciliam múltiplas tarefas para seguir no esporte

Estudantes-atletas enfrentam desafios para equilibrar estudos e esportes

A rotina de Cecília Nascimento Mousinho, de 28 anos, é um verdadeiro exemplo de dedicação e multitarefa. Atleta da equipe de handebol da Uninassau, em Recife, ela se destaca na competição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorre em Natal. Além de treinar, Cecília desempenha diversas funções: é mãe de João Pedro, de 10 anos, estudante do 7º período do curso de Recursos Humanos e vendedora.

“Acordo às 5h da manhã para ir à academia, sigo para o trabalho e, à noite, treino. Mesmo assim, ainda consigo um tempo para estudar com meu filho”, relata Cecília. A flexibilidade do ensino a distância foi crucial para que ela conseguisse gerenciar suas responsabilidades: “Optar pela EAD me permite ter mais tempo com meu filho”, explica.

Companhia nos treinos

João Pedro se tornou um aliado nos treinos de sua mãe, acompanhando-a em algumas das sessões, especialmente nos finais de semana, quando os treinos se intensificam. “Com a proximidade das competições, levo-o comigo. Ele sempre teve interesse pelo esporte e agora treina em um time infantil no Sport, onde está se divertindo muito”, conta Cecília, expressando seu desejo de que o filho continue a se desenvolver nessa área.

A trajetória esportiva de Cecília começou aos 9 anos, inspirada pelo irmão. Desde então, ela não parou mais, representando a seleção brasileira juvenil e júnior em diversas competições internacionais. “O handebol me proporcionou experiências incríveis e viagens ao redor do mundo. Foi uma fase muito feliz da minha vida”, relembra.

Além das conquistas no esporte, a carreira acadêmica de Cecília também se beneficiou da sua trajetória como atleta. Ao ingressar no Sport, ela teve a oportunidade de se matricular na Uninassau, onde começou seu curso de Recursos Humanos. Atualmente, suas metas estão voltadas para a profissionalização na área acadêmica, com o intuito de garantir um futuro melhor para seu filho. “Meu foco agora é me estabelecer na carreira para proporcionar um futuro promissor para João Pedro”, conclui Cecília.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo