Stefani garante Brasil pela 1ª vez em decisão feminina do WTA Finals
Luisa Stefani Faz História e Leva Brasil à Final do WTA Finals
A tenista brasileira Luisa Stefani fez história ao garantir a presença do Brasil na final do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada, realizado em Riad, na Arábia Saudita. Esta é a primeira vez que uma atleta feminina do país alcança tal feito na competição. Ao lado da húngara Timea Babos, Stefani venceu, na última sexta-feira (7), a dupla formada pela letã Jelena Ostapenko e pela taiwanesa Su-wei Hsieh, que até então se mantinha invicta no torneio. O confronto terminou com um placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5).
A final está marcada para este sábado (8), com início previsto para às 10h (horário de Brasília). Stefani e Babos enfrentarão as vencedoras do duelo entre a belga Elise Mertens e a russa Veronika Kudermetova, que se enfrentaram na mesma sexta-feira, e a dupla composta pela norte-americana Taylor Townsend e pela tcheca Katerina Siniaková.
“Estou muito orgulhosa de nós. Foi uma partida muito dura, com muita luta no placar. Este jogo foi diferente do que estávamos jogando nos últimos dias, enfrentamos um time com ritmos e estilos distintos, mas conseguimos nos manter próximas no placar. Nos apoiamos como equipe durante todo o torneio, e estou muito feliz por termos avançado”, declarou Stefani, que busca conquistar seu primeiro título na competição, uma das mais prestigiadas do circuito profissional.
Se vencer a final, Stefani superará a melhor campanha brasileira na história do WTA Finals, que foi alcançada pelo mineiro Marcelo Melo, vice-campeão em 2014 e 2017. Na primeira ocasião, ele jogou ao lado do croata Ivan Dodig, e na segunda, formou dupla com o polonês Lukasz Kubot.
Em 2025, Stefani e Babos conquistaram quatro títulos, garantindo assim a sétima vaga entre as melhores duplas do torneio em Riad. Durante a temporada, elas foram campeãs do WTA 250 SP Open, realizado em São Paulo, além de triunfos em três torneios WTA 500: Linz (Áustria), Estrasburgo (França) e Tóquio (Japão).