Milena Titoneli é prata no Mundial de taekwondo, o 3º pódio do Brasil
Índice
Milena Titoneli conquista medalha de prata no Mundial de Taekwondo
O Brasil alcançou mais um feito no Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, na China. Na última terça-feira, a atleta paulista Milena Titoneli garantiu a medalha de prata na categoria até 67 quilos. Na disputa final, Milena foi derrotada pela húngara Luana Márton, que levou a melhor com um placar de 2 rounds a 1. Essa é a terceira medalha conquistada pela lutadora em sua trajetória em Mundiais, tendo já subido ao pódio em 2019, quando obteve o bronze em Manchester, e em 2022, em Guadalajara, também com a mesma colocação.
Nascida em São Caetano do Sul, Milena Titoneli, de 27 anos, tem se destacado na temporada atual, acumulando dois títulos importantes: foi campeã no Aberto do Rio de Janeiro em maio e no Aberto da Polônia em setembro, onde venceu justamente Luana Márton na final. A competição mundial, que se estende até esta quinta-feira (30), está sendo transmitida ao vivo no site da Federação Internacional de Taekwondo.
Henrique Precioso, diretor técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), expressou sua satisfação com os resultados da equipe brasileira. “Não se trata apenas da quantidade de medalhas, mas do valor delas. Já tínhamos nossa melhor campanha com os dois ouros conquistados por Henrique e Maria Clara. Antes de Wuxi, nossa melhor participação foi em Madri, em 2005, com uma medalha de ouro e uma de prata. Esta edição, sem dúvida, é a nossa melhor campanha da história”, afirmou.
A delegação brasileira já havia feito história ao conquistar dois ouros na competição. Na segunda-feira (27), Henrique Matos se tornou o primeiro homem brasileiro a conquistar o ouro na categoria até 80 kg. Além disso, Maria Clara Pacheco foi campeã na categoria até 57 kg, encerrando um jejum de 20 anos desde o primeiro ouro do Brasil, conquistado por Natália Falavigna em 2005.
Próximas lutas da delegação brasileira
Os próximos combates dos atletas brasileiros estão programados da seguinte forma:
- De 28 para 29 de outubro:
- Masculino – até 58 kg: Paulo Ricardo Souza de Melo (RJ)
- Feminino – até 62 kg: Celydiene Kristina Carneiro (SP)
- 22h às 3h – preliminares
- 4h às 6h – oitavas e quartas
- 6h30 às 8h30 – semifinais e finais
- De 29 para 30 de outubro:
- Masculino – até 74 kg: Edival Marques Quirino Pontes (PB)
- Feminino – até 53 kg: Nívea Maria Barros da Silva (RN)
- 22h às 2h – preliminares
- 4h às 5h30 – oitavas e quartas
- 6h30 às 8h30 – semifinais e finais
Com o desempenho positivo até o momento, o Brasil se destaca na competição, mostrando que o taekwondo nacional está em ascensão no cenário mundial.